Nota de pesar pelo falecimento de Maria de Nazaré Amim Athayde, a Viseuense que ajudou a implementar o SUS no Brasil

Nota de pesar pelo falecimento de Maria de Nazaré Amim Athayde, a Viseuense que ajudou a implementar o SUS no Brasil

img
#Município POR RITA 23 DE NOVEMBRO DE 2024

Nota de pesar pelo falecimento de Maria de Nazaré Amim Athayde, a Viseuense que ajudou a implementar o SUS no Brasil.

A Câmara Municipal de Viseu, pelo seu Presidente, Paulo Barros, demais vereadores e funcionários, vem a público prestar seu profundo pesar pelo falecimento da Viseuense, a enfermeira sanitarista Dra. Nazaré Amin Athayde, que faleceu na noite de sábado (16) aos 79 anos, sendo 52 deles dedicados à profissão, destacando-se nacionalmente no trabalho incansável na área de imunizações.

Maria de Nazaré Amim Athayde nasceu em São José do Piriá, no município de Viseu, estado do Pará, no dia 18 de janeiro de 1945, filha de Orlando Luz de Athayde e Júlia Amin de Athayde. Aos 8 anos de idade, com as dificuldades próprias de uma cidade do interior, e com o apoio dos seus pais, mudou-se à capital, Belém, para estudar. Graduou-se em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em 1969, e se especializou em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi professora do curso de Enfermagem da UEPA e coordenadora do Programa Estadual de Imunizações no Pará, na Secretaria de Estado de Saúde (SESPA), de onde era servidora aposentada. Nazaré Amin Athayde foi responsável pela estruturação das ações de vacinação de rotina, campanhas nacionais de vacinação, criação do Comitê Técnico Assessor do Programa de Imunizações-PA, do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), além das vacinações em áreas ribeirinhas e indígenas.

Nazaré Amin Athayde continua sendo uma grande referência na saúde pública brasileira, deixando um legado admirável. Dentre eles, compôs a equipe de implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). Foi supervisora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e também comandou, em vários níveis, a política de imunização não só no Brasil, mas também no exterior, contribuindo com países africanos e latino-americanos. Em sua admirável trajetória, foi condecorada por três Presidentes da República e, teve seu trabalho reconhecido, também, no estado do Pará e do município de Belém. Acrescenta-se ao vasto currículo a atividade de palestrante em eventos nacionais e internacionais em que também apresentava sua experiência na área acadêmica escrevendo artigos científicos e livros. Destacou-se, ainda, na colaboração de projetos de pesquisa com instituições de renome, como a Fiocruz e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

Nazaré Amin Athayde, coordenou a Secretaria Municipal de Saúde de Viseu, em 2005, no mandato do Ex-Prefeito, Alfredo Amin, cuja habilidade e competências técnicas, associadas ao seu vasto conhecimento na área da epidemiologia, serviram para montar e desenvolver o Plano de Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. Das ações implementadas, destacam-se, entre outras, a estruturação da vigilância sanitária com prioridade para o combate dos agravos causados pelas doenças Endêmicas no município como a Malária, a implementação de câmara fria de vacinas, o fortalecimento do trabalho de Vigilância Epidemiológica, a reestruturação das Unidades Básicas de Saúde, a elaboração do Projeto do CEO - Centro de Especialidades Odontológica, parceria com o Ministério da Saúde para implementação da Farmácia Popular, e para o treinamento das parteiras do município e o aumento das equipes de Saúde da Família.

Atualmente a Dra. Nazaré Amin Athayde, coordenava o Programa Municipal de Imunizações da Prefeitura de Belém do Pará.

A Dra. Nazaré Athayde sempre exerceu sua profissão com competência, empatia e compromisso com o bem-estar do próximo, deixando, por isso, todo um legado de cuidado, amor e dedicação a quem quer que estivesse sob os seus cuidados e justamente por isso jamais será esquecida.

Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas de profissão, rogando a Deus que conforte os corações enlutados e dê forças para enfrentar essa perda irreparável.

Sua ausência será profundamente sentida, mas sua memória permanecerá viva em cada gesto de solidariedade e dedicação inspirados por seu exemplo.

Dra. Maria de Nazaré Amin Athayde, sempre será lembrada com honra, e motivo de orgulho e inspiração para Viseu!

Câmara Municipal de Viseu

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito